domingo, 17 de agosto de 2008

Pela metade


Conversar é tão complicado... Imaginem vocês que eu, que assumidamente falo muito, as vezes me abato com a complexidade de conversar.
Quando seus pais começam a defender que o que eles falaram estava certo e que você está errado, eles ja admitiram ter se equivocado? Já pararam e admitiram que sua explicação os convenceu? Ou eles destroem qualquer vestígio de conversa com um "te cala", "isso é falta de respeito"? Pois é, pra mim esse último recurso [muito] usado por vários pais é falta de argumentos reais, e terminam contribuindo para alguns problemas de comunicação e, conseqüêntemente, de relacionamento.
Outra situação: uma simples informação lançada sem nenhuma maldade pode fazer estrondoso estrago quando mal interpretada ou dita em circunstâncias inadequadas certo? Certíssimo, e essas situaçoes são tão comuns... No que alguns julgam acaso outros vêm intencionalidade, e nessa falta de consenso é duro decidir a quem pertence a razão.
Mais uma: está você a conversar[ou tentar], e quer discutir determinado assunto delicado. O que fazer quando o seu ouvinte não dá abertura pra que você chegue lá? Forçar? Mudar bruscamente de asunto e "páaa!" ? Calar-se? Confesso que nem sempre sei como agir.
Conversar é tão complicado...
Mas olhemos os sucessos. É bom ser compreendido, é bom ser retribuído, é bom ser ouvido. Ouvido mesmo. Deviamos pelo menos tentar ouvir. Eu tento. Tento e tentarei. Se dos outros eu não posso obter um legítimo diálogo, faço o que posso, faço a minha parte. Contribuo com um meio-diálogo.

4 comentários:

SaH... disse...

Acho que a facilidade da comunicação mostra quem realmente são AQUELES amigos...
Não só confiar e falar, mas principalmente saber ouvir...

Pais são muito complicados, nos resta aprender com seus erros...e tentar não repeti-los no futuro...

Já sobre as drogas...eu te disse pra não fazer tanta propaganda...

;***

[obrigada por me ouvir, por confiar em mim...eu realmente confio em vc]

[mimimimimi]

Carlos Filho disse...

Da primeira parte eu só digo uma coisa: hierarquia. Hierarquia é uma porra, mas essencial. Uma porra essencial. Da segunda parte, posso dizer que me identifico muito bem, que por muitas vezes acontece e sempre vai acontecer. É que quem muito fala, muito se dá ao questionamento, muito se dá à má interpretação. O que resta é tentar ser tranqüilo. Sempre.

Distraída disse...

Sorte dakelis ke falam...
Estão vivos.
Bravura dakelis ke kestionam não são como os outros...
E vivva os paradigmas...
p.s:Agora EU-distraida na suá Janela...
dá linçença.
^^

Renan disse...

É... Conversar por vezes é complicado mesmo, principalmente quando o êxito de nossa capacidade argumentativa é suprimido pelo abuso de autoridade dos que nos impõem um teto para morar...

O aluguel é caro, é verdade, mas se pedirmos com jeitinho, dá até pra conseguir algum abatimento.